Santarém, Festa de São José de 2021.
Caríssimos Confrades,
Paz e Bem!
Estamos atravessando um tempo difícil em todos os níveis da nossa vida e ainda não vemos uma luzinha no fim do túnel, infelizmente, para nós e para o povo brasileiro. A crise sanitária tem se agravado e as previsões de cientistas têm se confirmado para os piores cenários da pandemia. Portanto, ninguém pode baixar a guarda. Os cuidados consigo mesmos e uns com os outros são cada vez mais necessários.
Nosso confrade Frei Duvan continua internado na UTI do Hospital Regional do Baixo Amazonas, numa luta acirrada pela vida. Há dias, depois de sair do período de sedação, está demorando para acordar por si mesmo. Também pudera, depois de mais de um mês sob pesada sedação, não deve ser fácil acordar, imagino. Mas estamos rezando e torcendo para ele despertar e sair bem deste tempo difícil. Ontem, o boletim médico deu sinais positivos, informando que ele abriu os olhos. Além disso, o fato de pedirem para levarmos materiais de higiene pessoal, como escova de dentes, pasta de dentes, sabonete líquido etc. dão a esperança de que os médicos preveem uma iminente saída dele da UTI. Vamos acreditar que é isso mesmo.
A semana que estamos terminando trouxe outras surpresas ruins e outras nem tanto. Frei Manoel teve de ser internado na UPA, em Itaituba, depois de alguns dias passando mal e sentindo dificuldades para respirar. Alguns sintomas de covid19, que se confirmaram depois. Ainda bem que o Frei Raoul já está em Itatuba para acompanhar o confrade e ajudar. Dom Wilmar Santin também deu muito apoio e ajudou nas comunicações com a Custódia. Aqui em Santarém, Frei Francisco Silva também deu sinais de sintomas de covid19. Reclamou de cansaço e muita fraqueza física. Fui com ele para fazer os testes rápidos. Pedi para fazerem os dois tipos de exames nele. Ele testou positivo para covid. Por via das dúvidas, também fiz o teste sorológico rápido. Eu já tinha feito o outro teste, em fevereiro, e testei negativo. Para minha surpresa, o teste atual deu como “reagente” para anticorpos do coronavírus. A interpretação do resultado é que o meu corpo já teve contato com o vírus no passado e não me fez mal. Fui assintomático. Ainda bem. Graças a Deus!
Frei Fracineto voltou para Santarém estes dias para mais uma rodada de exames da próstata. Hoje (19) realizou uma ultrassonografia. Esperemos que os resultados dos exames sejam bons. Frei Carlos Weber também está por aqui para retorno ao urologista. Ele parece sempre muito bem agora. Graças a Deus e aos cuidados com a saúde, desde o final do ano. Neste dia da festa de São José, também Frei Roberto Mizicko recebeu a primeira dose da vacina: a coronavac do Butantan. Na vez da faixa etária dele, em fevereiro, estava em período pós-covid19. Infelizmente, a vacinação está indo muito lentamente por toda a parte, neste país que já foi líder e modelo mundial em campanhas de vacinação em massa… Vamos rezar para este processo ser mais bem organizado e para termos vacinas disponíveis para todos os brasileiros o mais rápido possível. Vacina sim! Para todos!
Espero que todos continuemos com saúde, tomando todos os cuidados necessários para preservar a nossa saúde e a saúde de todas as pessoas. Que esta próxima semana santa, como a do ano passado, mesmo com as restrições e limitações impostas pela pandemia e pelas necessárias providências para evitar espalhar o vírus, seja um tempo muito fecundo para todos nós, de meditação profunda sobre o sentido da paixão, morte e ressurreição de Jesus em nossa vida e na vida da humanidade. Que a Páscoa seja um tempo muito forte de reavivar a nossa fé e nossa esperança. Que o Senhor Ressuscitado nos ilumine com a Sua presença e nos encoraje cada vez mais para continuarmos a nossa missão, sem desanimar, sem olhar para trás.
Desejo a todos uma FELIZ PÁSCOA!
Fraternal abraço,
Frei Edilson Rocha, OFM