No dia 12 de dezembro de 2023, festa solene de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, seis frades professos temporários da Custódia São Benedito da Amazônia renovaram os seus votos por mais um ano. São eles: Frei Antônio Magno, Frei Diogo Henrique, Frei Cândido Gean, Frei Jailson Patrick, Frei Leandro Kamal e Frei Felip Luz. A renovação dos votos foi celebrada dentro de uma Eucaristia, presidida pelo Custódio Frei Edilson Rocha, na Igreja de Santo Antônio, às 19h. A Paróquia de Santo Antônio, formada por uma rede de comunidades, está sob a responsabilidade pastoral da Custódia São Benedito deste o início de 2020, a pedido do saudoso Arcebispo Dom Sérgio Castriani. Atualmente, três frades professos solenes compõem a fraternidade formadora com os irmãos professos temporários: Frei Haroldo Pimentel, Pároco, Frei Fracineto Pinheiro, vigário, e Frei John of God, guardião e mestre da formação e vigário paroquial.
Em sua homilia, Frei Edilson lembrou do lugar especial de Maria, Mãe de Jesus e da sua Igreja, na vida consagrada, recordando o número 28 da Exortação Apostólica pós-sinodal sobre a Vida Consagrada, a Vita Consecrata, onde a Virgem Maria é apresentada como “modelo dos consagrados e consagradas” na Igreja. Lembrou da rica simbologia da manifestação da Virgem de Guadalupe, sobretudo no contexto da conquista e opressão dos povos indígenas, onde a Mulher da visão do Apocalipse manifesta sua opção pelos pequenos e oprimidos, representados na pessoa humilde de São Juan Diego, a quem ela se apresentou. Significativo também o fato de ser um bispo franciscano a acolher as revelações e manifestação da Virgem de Guadalupe. São Francisco de Assis era devoto da Virgem Maria e colocou sua ordem, desde os inícios, sob a proteção de Maria. Os teólogos franciscanos – na pessoa de João Duns Scotus – foram grandes defensores da Imaculada Conceição de Maria.
Que Nossa Senhora de Guadalupe interceda por nossos jovens confrades e lhes inspire a mesma obediência à Palavra de Deus e fidelidade à sua consagração!