Seis jovens são recepcionados ao Postulantado 2024

No dia da festa de Nossa Senhora dos Anjos e do Perdão de Assis, seis jovens foram acolhidos no Postulantado da Custódia São Benedito da Amazônia 2024. A Celebração da admissão dos postulantes foi realizada na comunidade Nossa Senhora dos Anjos, em Monte Alegre (PA), presidida pelo ministro custodial, Frei Edilson Rocha, ofm.

Durante sua homilia, Frei Edilson Rocha, lembrou o significado da Festa de Nossa Senhora dos Anjos e do Perdão de Assis.
– A igreja celebra neste dia 2 de agosto Nossa Senhora dos Anjos. Ela foi a Santa a quem São Francisco ao fundar o seu movimento que deu origem a toda família franciscana, escolheu para ser padroeira. A Porciúncula foi uma igrejinha onde Sao Francisco frequentava e escolheu para fundar o movimento franciscano, ela foi feita de pedras e fica em Assis.
– O perdão de Assis também celebramos nesta data. Ele é o privilégio que São Francisco conseguiu da Igreja, depois de uma visão que ele teve. São Francisco teve uma visão de Nossa Senhora com Jesus, na Porciúncula. Nessa visão, Nossa Senhora e Jesus perguntam para São Francisco o que ela desejava mais e aí então São Francisco fez o pedido, para que todas as pessoas que passassem por aquela igrejinha obtivessem o perdão de todos os seus pecados. E assim foi concedido, mas precisaria passar ao vigário de Cristo (o Papa). O Papa concedeu a ele o pedido.
– Então com esse gesto tão bonito de São Francisco que não pensou somente nele e sim em todos, pedindo por todos. Nós devemos ter como espelho e sempre buscarmos a paz, a reconciliação, e um mundo melhor para toda humanidade. Como é bom celebrar essa Festa de Nossa Senhora dos Anjos como família franciscana e ainda celebrar o Perdão de Assis que por bondade de São Francisco se estende a todas as pessoas.
Depois da homilia, Frei Edilson, Frei Elison, Frei Marcos e Frei Fábio, realizaram o ritual de acolhida ao Postulantado, dando um Tau e uma bíblia a cada postulante: André Nunes, Francisco Ivan, Gersenildo Karo, Leandro Rodrigues, Ludenilson Poxo e Ronildo Munduruku. Os seis foram acolhidos com alegria por todos os frades e a comunidade.
A Fraternidade do Postulantado será o Kabiará, no bairro Mararu, em Santarém e terá a composição do mestre, Frei Marcos Bezerra, o vice mestre, Frei Fábio Vasconcelos e o ecônomo da casa, Frei Edilson Rocha, além dos seis postulantes.

O que é o Postulantado?

Depois de seis meses na Fraternidade de Acolhida Vocacional (FAV), sendo aprovado pelos responsáveis da formação, o candidato ingressa no ano do Postulantado, esta é uma etapa necessária para a adequada preparação ao Noviciado (Ratio Formationis Franscicanae, 179). Nesta etapa, o candidato à vida franciscana, confirma o seu propósito de conversão, através da passagem da vida secular para a forma de vida franciscana. Na Custódia o Postulantado tem a duração de um ano, sendo realizado na Fraternidade Franciscana Kabiará, na Cidade de Santarém, Estado do Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print