Ser Padre: Um chamado de Deus

Foto: Frei Augusto Luiz Gabriel

Todos nós temos uma vocação, às vezes não sabemos discernir qual é , mas temos! O mês de agosto é o mês das vocações. A cada domingo de agosto, na Igreja no Brasil, é destacada uma vocação específica. No primeiro domingo do mês, comemora-se a vocação do padre  e nesse texto vamos falar da forma mais simples possível sobre esse chamado de Deus.

Vocação: chamado de Deus e experiências

Deus chama de várias formas e sobretudo é preciso saber ler as experiências vocacionais. É na vida concreta que o Senhor convida e que os caminhos do chamado vão tomando direções.

Às vezes a vocação de ser padre aparece depois de se sentir esse toque de Deus chamando especialmente nas experiências realizadas e na vida em comunidade. Os muitos encontros que as pessoas fazem, com pessoas que acompanham, com grupos, são sinais da vocação e ajudam no discernimento. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o Frei Vagner e Frei Erlison, ambos frades da Custódia São Benedito da Amazônia. Os irmãos franciscanos, se sentiram chamados a ser padre depois que fizeram a experiência vocacional na Missão Cururu. 

Foto: Frei Augusto Luiz Gabriel

Ser padre é um dom, mas como todo serviço tem seus percalços e esses desafios podem ser grandes. Papa Francisco, em uma de suas inúmeras declarações sobre a vocação sacerdotal, já afirmou não saber o que seria dele se não fosse padre.  “A vocação para o serviço é um pouco assim, você não pode imaginar a vida se não estiver a serviço. Eu não trocaria ser padre por nada, depois da experiência de ser padre. Com limitações, com erros, e pecados, mas padre”, afirmou o bispo de Roma.

A presença e serviço dos padres

Os padres  têm uma missão na sociedade. É ele muitas vezes quem aconselha muitas famílias da comunidade na qual realiza seus serviços. O presbítero ainda, é aquela pessoa que os fiéis querem acolher e que esperam a proximidade. O quanto é importante quando se recebe a visita de um padre , para abençoar os lares, para tomar o café, para jogar conversa fora, pois é uma presença que transmite paz e alegria. 

O padre é um servidor do povo, conforme o Papa. “o sacerdócio e a vida consagrada tornam-se áridos, se os vivemos para ‘nos servirmos’ do povo em vez de ‘servi-lo”, comentou Francisco, em uma entrevista e ainda de acordo com o Papa nessa mesma declaração, a mediocridade espiritual, a comodidade mundana, a superficialidade são coisas que precisam serem superadas para se viver bem a vocação. 

Foto: Frei Augusto Luiz Gabriel

Infelizmente, cada vez mais difícil e escasso de sacerdotes, Conforme a declaração de Dom Irineu Roman, inclusive em uma ordenação presbiteral , essa escassez se dá por causa que o mundo é atraente demais. 

Finalizamos esse pequeno texto sobre vocação ao ministério sacerdotal com as sinceras palavras do Papa Francisco deixada em um de seus relatos. “O que eu digo a um padre é “seja um padre”. E se não funcionar para você, procure outro caminho, a Igreja abre outras portas para você. Mas não se torne um funcionário. Gosto de dizer o seguinte: seja um pastor do povo e não um clérigo de estado”.

Equipe de Comunicação da Custódia São Benedito da Amazônia


Referências:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-03/francisco-nao-trocaria-por-nada-ser-padre-entrevista-infobae.html – acessado no dia 24 de julho de 2023.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-02/papa-francisco-religiosos-rdcongo-sacerdotes-consagrados.html – acessado no dia 24 de julho de 2023.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print