A Igreja Matriz de São Francisco de Assis, em Monte Alegre foi escolhida pelo frei Lauro para professar os Votos Solenes, na noite do dia 3 de agosto de 2024. Frei Edilson Rocha foi quem recebeu os votos e presidiu a celebração eucarística. O frade escolheu como tema: “Permanecer com os pés no chão e seguir os passos da humildade de Cristo”. Aproximadamente 250 pessoas estiveram presentes entre elas, confrades, familiares, amigos e a comunidade.
Depois da leitura do Evangelho e antes da homilia, Frei Lauro confirmou a vontade de professar os votos. Em sua homilia, Frei Edilson, destacou sobre o que é ser pés no chão.
– Uma coisa que me chamou atenção foi justamente o lema do Frei Lauro que traz na frase, “pés no chão”. Então, eu penso que os pés no chão, significa que você quer ser como Jesus, um peregrino. Pés no chão, significa, que também quer seguir os passos de São Francisco de Assis, que foi um peregrino seguindo os passos de Jesus, vivendo o evangelho. Ter pés no chão, significará sempre está no caminho de despojamento, de entrega, de leveza, de liberdade total para se dedicar ao anúncio do Reino de Deus.
Frei Edilson ressaltou que os votos do frade não são para uma instituição, são para Cristo.
– Neste dia muito feliz, tivemos a coincidência da palavra de Deus com que você, Frei Lauro, está celebrando a sua profissão Solene, sua entrega total, professando essa liberdade total ao reino de Deus, ao anúncio do Evangelho, ao passos de Jesus, a modo de São Francisco, sem nada de próprio, com coração puro, em castidade, em obediência, não obediência a uma instituição, não obediência a um superior, mas obediência ao próprio Deus, a Cristo que chama você. Seus votos, suas promessas não são para a igreja, não são para um superior qualquer, são para Deus. A palavra de Deus deste domingo, indica os caminhos que você deve seguir. Primeiro, a segunda leitura em que o Apostolo São Paula indica que, quem quer estar no caminho de Cristo, com os pés no chão, não pode se deixar levar pelo mundo e aquelas que tiram o foco da vida daquilo que é essencial. Quem está no caminho de Jesus, não pode perder de vista a proposta de Jesus.
O custódio finalizou a homilia, que não devemos nos prender a bens materiais.
– Nós vivemos em um tempo, em um sociedade muito mobilizada pela ambição e cobiça, com o desejo de ter, possuir. Mas sabemos que essa mentalidade nos conduz para a corrupção, para a morte, para uma vida sem sentido, porque os bens materiais não nos dar segurança verdadeira. Somente Jesus é o pão da vida, e nos dá sentindo. E neste dia que celebramos esse momento da entrega do frei Lauro, nós lembramos que os votos que ele vai professar, todos eles o colocam nesse caminho de Jesus. O caminho da entrega total de si mesmo.
Depois da homilia, foi realizado o rito de profissão dos votos. O custódio chamou o neo professo para se apresentar à frente do altar para poder receber os votos solenes do frei Lauro Mateus. Depois foi cantada a Ladainha de todos os Santos e logo após Frei Lauro, professou os votos solenes, ao final do rito, o frade recebeu um abraço de cada confrade presente e de seus familiares e se juntou aos frades.
Em seguida a celebração eucarística transcorreu com seu rito. Antes da bênção final, Frei Lauro fez seus agradecimentos, em um determinado momento o frade ficou bastante emocionado.
Foi uma linda e emocionante celebração. Desejamos discernimento e luz na missão do Frei Lauro Matheus.
Se você se sente chamado e quer dar seu sim a Deus como Frei Lauro e gostaria de saber mais sobre a vida e Formação do Frade Menor. Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp vocacional! (93) 99179-6837