Terceiro dia de Capítulo das Esteiras

O dia começou às 7h, com a Celebração Eucarística, presidida por Frei Edilson Rocha. Logo, os capitulares se deliciaram com o café da manhã. As atividades do dia foram retomadas com o momento “Olha Já”, no qual o Sr. Rodrigo e o Sr. Carlos Jaimes, lembraram os presentes o que houve no dia anterior. Depois, a promotora de Justiça, Lilian Braga e a Francely Brandão, comentaram sobre o objetivo do Espaço Laudato Si, que é uma parceria da Custódia São Benedito da Amazônia, da Arquidiocese de Santarém e do Ministério Público.

Começadas as reflexões do dia, a Irmão Nilda Minis, FMM comentou sobre a Iluminação bíblica e franciscana e presenteou os capitulares com vários destaques e entre eles: “Nós temos sempre que querer o bem para os nossos irmãos. Assim devemos sempre rezar a Deus com o coração puro, ser humilde e paciente nas perseguições e enfermidades”, lembrou ela.

Sobre a formas de vida que devem ser seguidas a Irmã destacou. “Ser itinerantes. Nós franciscanos devemos ser itinerantes desde o nascimento. A universalidade também devemos seguir, além da obediência. Ninguém foi mais obediente que São Francisco que é o nosso Pai Seráfico, não somos nós que devemos ser desobedientes”.

Depois de uma breve pausa, Frei Wellington, OFM, refletiu sobre irmos às fontes. O frade começou mostrando as fases do Capítulo das Esteiras e os elementos do carisma que identificam um franciscano. “Se pararmos para pensar um pouco, temos vários carismas que nos identificam, mas eles só são evidenciados quando nós caminhamos como família, pois cada ramo da nossa família vai traçar de forma mais intensa um desses elementos”.

O frade lembrou ainda que devemos construir pontes e não muros. “Já vimos uma imagem que os Estados Unidos construíram um muro na fronteira com México. E o Papa Francisco nos fala sempre que temos que ser ponte, que devemos construir pontes e não muros. Francisco com a sua experiência do diálogo ele abre pontes e descontrói muros e assim que nós temos que fazer também”.

Depois das duas reflexões houve um momento de partilha dos capítulos locais e em seguida foi servido o almoço. A programação continua na parte da tarde com oração, trabalho em grupo e oficinas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print