Três frades professos temporários renovam votos religiosos em Santarém

 

Membros das fraternidades do Convento São Francisco, Kabiará e São Boaventura se encontraram para celebrar juntos a primeira renovação de votos de três jovens frades: Frei Cândido Gean Akay Munduruku, Frei Diogo Henrique da Silva Siqueira Oliveira e Frei Márcio Lima do Nascimento. A renovação foi realizada na missa que habitualmente ocorre, de forma interna, todas as terças-feiras no Convento São Francisco, sede custodial. A liturgia foi presidida pelo Custódio Frei Edilson Rocha da Silva. Nas palavras de acolhida da celebração, fez-se menção a memória de São João da Cruz, o místico da noite escura e eminente pensador cristão, e enfatizou-se também a renovação de votos dos irmãos professos temporários.

Logo após a saudação inicial, os frades recitaram os salmos da liturgia das horas e em seguida  ouviram atentamente as leituras do dia. Ao partilhar com todos a reflexão litúrgica, Frei Edilson acenou para a figura de São João da Cruz como pessoa determinada a viver seu ideal. Ele expressou as características de místico e poeta do Santo do dia, dizendo que João da Cruz “foi alguém que passou por muitas tribulações e situações difíceis, mas jamais desistiu”. Enfatizou que ao admirar os santos, somos chamados a imitar sua persistência, dedicação e eloquência para exprimir a experiência de Deus em nossas vidas. Dirigindo-se aos jovens frades que renovavam os votos, afirmou que entramos em um caminho de esforço pela conversão e particularmente o tempo que eles vivem é um momento de aperfeiçoamento. Não se pode viver para si mesmo, precisamos nos despojar de interesses pessoais para viver totalmente a maravilha do Reinado de Deus, acrescentou.

 

 

Terminada a homilia, prosseguiu-se com o rito de renovação dos votos. O Ministro Custodial fez uma súplica da graça divina. Exortou os presentes para que a exemplo de São Francisco, pudessem sempre recomeçar e para que juntos pedissem o auxílio divino aos irmãos que iriam renovar os votos. Após um momento de prece silenciosa, Frei Edilson proferiu a oração onde pedia sobre os frades formandos o dom do crescimento no amor e perseverança na caridade. Em seguida, os três frades aproximaram-se do altar e de joelhos proferiram a fórmula da renovação da profissão religiosa. Depois dos frades dizerem as palavras da renovação de votos pelo tempo de um ano, o Ministro acolheu os votos em nome da Igreja e da Fraternidade Custodial. A celebração teve continuidade com as preces e liturgia eucarística. Os frades que renovaram votos partem agora para um mês de férias com as famílias e em seguida retornam para a cidade de Manaus onde iniciarão o segundo ano de estudos filosóficos. 

 

 

Frei Cândido Gean Akay Munduruku é natural da cidade de Jacareacanga – PA, da Missão São Francisco do Rio Cururu. Ingressou no processo formativo em janeiro de 2018, fez experiência da Fraternidade de Acolhida Vocacional em Belém – PA, na Fraternidade Santo Antônio de Lisboa, onde foi acompanhado por Frei Rodolfo Pimentel. Em 02 de agosto de 2018, começou o postulantado na Fraternidade Kabiará, tendo como formador Frei Pedro Rodrigo Mirante e Vice formador Frei Francisco Paixão. Foi recebido no noviciado em 03 de janeiro de 2020, tendo como formador Frei Jaime Eduardo e vice formador Frei Basílio de Resende. Fez a primeira profissão em 19 de dezembro de 2020. Atualmente cursa o primeiro ano de filosofia na Faculdade Salesiana Dom Bosco. Tem como residência atual a Fraternidade São Boaventura, Frei John Araújo e Frei Amauri Pereira são seus formadores. 

 

 

 

 

Frei Diogo Henrique da Silva S. Oliveira, natural da cidade de Itapemirim – ES. Ingressou no processo formativo em janeiro de 2018, fez a experiência da Fraternidade de Acolhida Vocacional em Monte Alegre – PA, na Fraternidade São Francisco, acompanhado nessa etapa por Frei Gregório Joeright. Em 02 de agosto de 2018, começou o postulantado na Fraternidade Kabiará, tendo como formador Frei Pedro Rodrigo Mirante e Vice formador Frei Francisco Paixão. Foi recebido no noviciado em 03 de janeiro de 2020, tendo como formador Frei Jaime Eduardo e vice formador Frei Basílio de Resende. Fez a primeira profissão em 19 de dezembro de 2020. Atualmente cursa o primeiro ano de filosofia na Faculdade Salesiana Dom Bosco. Tem como residência atual a Fraternidade São Boaventura, Frei John Araújo e Frei Amauri Pereira são seus formadores.

 

 

 

 

 

Frei Márcio Lima do Nascimento é natural da cidade de Alenquer – PA. Ingressou no processo formativo em janeiro de 2018, fez a experiência da Fraternidade de Acolhida Vocacional em Belém – PA, na Fraternidade Santo Antônio de Lisboa, acompanhado por Frei Rodolfo Pimentel. Em 02 de agosto de 2018, começou o postulantado na Fraternidade Kabiará, tendo como formador Frei Pedro Rodrigo Mirante e Vice formador Frei Francisco Paixão. Foi recebido no noviciado em 03 de janeiro de 2020, tendo como formador Frei Jaime Eduardo e vice formador Frei Basílio de Resende. Fez a primeira profissão em 19 de dezembro de 2020. Atualmente cursa o primeiro ano de filosofia na Faculdade Salesiana Dom Bosco. Tem como residência atual a Fraternidade São Boaventura, Frei John Araújo e Frei Amauri Pereira são seus formadores.

 

 

 – Redação e Fotografias: Equipe de Comunicação Custodial

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print