Três Irmãs da Congregação Irmãs Franciscanas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria professam Votos Perpétuos

Da esquerda para direita: Irmã Romilda, Irmã Diana e Irmã Gesiane. Foto: Arquivo Pessoal.

 

No dia 05 de outubro de 2021, dia em que a Congregação Irmãs Franciscanas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria celebra sua fundadora, Madre Clara Pfander, foi a data escolhido pelas Irmãs Diana Silva, Gesiane Paixão e Romilda Ferreira para a Celebração Eucarística dos Votos Perpétuos. A Missa foi realizada na Igreja do Santíssimo Sacramento e presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman e concelebrada por 10 padres entre diocesanos e religiosos. 

O evangelho deste momento tão especial foi o que narra a passagem de Marta e Maria (Lc 10,38-42). O Arcebispo na sua homilia fez uma associação entre a vida consagrada religiosa e a questão da contemplação e das atividades. Dom Irineu, ainda resgatou um pouco da história da fundadora da Congregação Sagrado Coração de Jesus e comentou que foi uma trajetória muito bonita e incentivou as irmãs a seguir o exemplo da Madre Clara Pfander. 

 

Foto: Arquivo Pessoal

No final da Celebração, o grupo de teatro Kabi Kaxi se apresentou fazendo uma homenagem à vida consagrada e a Madre Clara Pfander. As frases escolhidas pelas Irmãs Diana, Gesiane e Romilda, foram: “Porque és precioso aos meus olhos e eu amo” (Is 46,3); “Eu pertenço ao meu amado e meu amado é meu” (Ct 6,3) e “Alegra-te ó cheia de Graça” (Lc 1,28), respectivamente.

Antes dos Votos Perpétuos das irmãs foi realizado um Tríduo Vocacional que iniciou no dia 02 de outubro, na Comunidade Bom Pastor, no bairro Santarenzinho, e teve como tema:  “Família: Berço de nossas vocações”. O segundo dia do Tríduo foi no domingo (03), na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Urumanduba,  tendo como temática: “a vida consagrada é um sinal do céu”. No dia de São Francisco, 4 de outubro, o tríduo vocacional das irmãs encerrou-se na Paróquia do Santíssimo Sacramento onde os participantes puderam refletir ao redor da frase: “Estamos na terra para ser missão”.

 

Comunidade Sagrado Coração, Bairro Urumanduba. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Conheça um pouco mais sobre as Irmãs

Irmã Diana Silva, FCJM: Natural da cidade de Santarém (PA), seus pais são Maria Damiana e Raimundo Alves. Seu despertar vocacional foi no ano de 2005 através de uma amiga que lhe convidou para conhecer as irmãs Franciscana Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria que logo se encantou pelo carisma e a espiritualidade franciscana, sentindo muito forte o desejo de ser uma Religiosa Consagrada.

 

Irmã Gesiane Paixão, FCJM: É de origem da Diocese de Castanhal (PA), cidade próxima de Belém, filha de Manoel Loureiro e Maria das Graças. Sentiu o desejo para ser uma religiosa consagrada quando foi convidada a participar de uma reunião com uma irmã Orionita. Lembra que foi acompanhada pelas irmãs Preciosinas e fez uma experiência de 18 dias com as irmãs Orionitas, mas foi quando conheceu as irmãs Franciscanas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria que encontrou seu lugar.

Irmã Romilda Ferreira, FCJM: Nascida na Comunidade de Serra Grande do Ituqui (Santarém-PA), filha de Maria de Fátima e João Aguiar, sentiu o desejo de ser religiosa quando ainda era criança, e seus pais eram Catequistas na comunidade e isso ajudou no seu discernimento. Com o passar do tempo o desejo só aumentava no seu coração de ser religiosa. No ano de 2008, através da Experiência Missionária conheceu as irmãs Franciscanas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria no qual sentiu atraída pelo carisma e espiritualidade a viver uma vida simples no amor de Cristo.

 

Irmã Gesiane Paixão, FCJM

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print