Frei Lauro Matheus, membro da Custódia São Benedito da Amazônia, professará solenemente os votos religiosos na Ordem dos Frades Menores no dia 03 de agosto. Para preparar esse momento a Equipe de Animação Vocacional da Custódia junto com as comunidades da Área Missionária Divina Misericórdia realizaram um Tríduo Vocacional na Zona do Lago no interior de Monte Alegre. Se uniram nas atividades frades, membros do grupo franciscano Kabi Kaxi e lideranças locais, especialmente os jovens.
Frei Lauro, Frei Erlison, Frei Gean e Irmã Cláudia (SMIC) já estavam esperando os missionários que viajaram de Santarém até a comunidade de Aldeia. A casa da Família do Frei Lauro se tornou o ponto de encontro e de celebração destes dias. A Casa do frade fica bem aos fundos da capela da Comunidade que tem por padroeira o Imaculado Coração de Maria. Foram momentos de grande fraternidade. Na noite do dia 29, os participantes do Tríduo fizeram um lanche e foram acolhidos nas casas. Realizaram um momento de oração, onde foram simbolicamente convidados a “tirar as sandálias dos pés” para pisar no chão onde brotou a vocação do jovem Matheus, nome como o frade é mais conhecido em sua terra de criação.
O dia seguinte (30) foi dia de missão pelas comunidades. Os missionários foram distribuídos em grupos que visitaram uma comunidade pela manhã e outra pela tarde. As localidades visitadas foram: Miri e Aldeia; Passagem e Curral Grande; Jaquara e Cerquinha. À Noite todos se encontraram na Escola Padre Manoel Albuquerque no Curral Grande para celebrar a Eucaristia. Os missionários se animaram e renderam graças pelo dia de visitas, ao final se deliciaram com jantar.
O último dia do tríduo foi realizado na Aldeia. Á sombra das árvores do quintal da família do Frei Lauro um encontro com jovens das comunidades visitadas. Frei Erlison conduziu uma reflexão vocacional sobre a vida e juventude de São Francisco. O momento foi bem animado. Em seguida os jovens missionários partilharam testemunhos. Antes da Celebração Eucarística, foram abençoadas as alianças dos pais de Frei Lauro, Marilena e Joberto. Em seguida, Frei Lauro pediu a bênção da família neste momento importante da caminhada vocacional. Frei Francisco Paixão presidiu a Eucaristia, onde, na homilia, pode partilhar um pouco a sua aproximação com a comunidade e o frade professando. O frade disse ainda que cada jovem vai descobrindo o tesouro do evangelho, e isto é como “receber a pá”, mas cabe a cada um aprofundar a sua experiência com o Reino, conforme o evangelho proclamado no dia. O Tríduo foi concluído com um almoço e o clima festivo tomou conta de todos.