
Arquivo Custódia São Benedito da Amazônia
“É sempre uma alegria poder visitar as fraternidades, pois cada uma, com sua identidade, com sua realidade e sua cultura enriquece a visita”. Assim, comentou Frei João Karling, na conversa sobre as visitas realizadas entre os dias 20 de abril a 27 de maio. Esta etapa da visitação ocorreu nas de Manaus, Boa Vista, Monte Alegre e Santarém.
Fraternidade São Boaventura – Manaus (AM)
A Fraternidade São Boaventura, tem uma característica própria, pois lá é onde encontramos os frades na formação inicial (tempo de profissão temporária), e outros freis de formação permanente que prestam serviços para a comunidade. Lá é uma das belas fraternidades da etapa de formação da Custódia. Os frades que estão no Juniorato, vieram do noviciado e estão fazendo essa experiência de estudar Filosofia em uma universidade; mas não só isso, eles assumem os serviços da casa, estudos, oração e da vida da comunidade.
Os frades com formação permanente, além de ajudarem na formação dos junioristas ainda participam ativamente na Paróquia de Santo Antônio, na OFS, no atendimento às comunidades ribeirinhas, entre outras. “Os freis que atendem a paróquia têm uma intensa vida de serviço. Tive a oportunidade de ir junto com Frei Messias, que neste momento é o pároco, visitar os ribeirinhos, os indígenas e várias comunidades da Paróquia, onde também participei ativamente. A fraternidade de Manaus tem muitas riquezas e desafios. Riquezas porque os jovens frades já vão percebendo o caminho que faz um frei na formação permanente, e desafios como conseguir integrar a vida acadêmica, a vida de formação religiosa e a vida pastoral. A vida na Fraternidade São Boaventura busca integrar a formação inicial e permanente em todos os âmbitos. Percebe-se que tanto os formandos como a fraternidade permanente estão bem animados naquela fraternidade”.

Arquivo Custódia São Benedito da Amazônia
Fraternidade Irmão Francisco e Irmã Clara – Boa Vista (RR)
Mesmo com a partida dos frades da Fraternidade Irmão Francisco e Irmão Clara, Frei João Karling, realizou a visita canônica entre os dias 28 de abril a 2 de maio. “Minha visita na fraternidade de Boa Vista foi diferente do que tinha planejado. Quando planejamos as visitas ainda se tinha uma perspectiva que os frades continuariam lá, mas com as dificuldades das Províncias dos irmãos presentes em Boa Vista, não será possível continuar a nossa missão naquela cidade. Houve um diálogo com o bispo, com a comunidade e com a conferência Brasil-Cone Sul (que foi quem assumiu com a Custódia essa missão), de que poderíamos permanecer até fim de julho de 2022 e assim será feito. Os frades, a comunidade e todos já estão cientes da nossa partida. Um novo administrador foi nomeado, e Frei Edilson deve ir no fim do mês de maio e início de junho de 2022 para fazer os últimos encaminhamentos”, comentou o visitador.
O visitador nos poucos dias que ficou em Boa Vista, pôde apreciar, pela escuta das comunidades, um pouco do que os frades realizaram durante todos esses anos. “Foram quase 30 anos da nossa presença, muito rica e louvável. As pessoas choram porque estamos indo embora, mas entendem que elas permanecem com o belo legado de formação.” – declarou, Frei João Karling.
Segundo o visitador, “Os dois frades que estão na fraternidade, Frei Fernando – da Província São Francisco de Assis e Frei Dario – da Custódia Sete Alegrias, retornam no final de julho de 2022 para suas entidades. Logo, não vão participar do Capítulo Eletivo da Custódia São Benedito da Amazônia em novembro deste ano”. Ainda assim, eles foram visitados e escutados pelo visitador que também foi às comunidades e ali pode, além de escutar, também receber os agradecimentos das tantas comunidades, pelo serviço realizado pelos frades ao longo destes anos.
Fraternidade São Francisco de Assis – Monte Alegre (PA)
Monte Alegre é a fraternidade que acolhe os aspirantes da Custódia. O Frei João Karling realizou a visita dos dias 3 a 6 de maio. “De modo bem geral, a visita da fraternidade foi bem tranquila. Poder celebrar com a comunidade, com os irmãos e os aspirantes é enriquecedor tanto para nós que já estamos na formação permanente quanto para esses jovens que estão começando a trilhar o caminho”. Destacou o visitador.
“Daquela fraternidade destaco a acolhida que os freis dão aos aspirantes da FAV, pois é este o momento no qual os jovens têm o primeiro contato com a vida fraterna, vivendo-a na prática. Rezamos juntos, conversamos e tivemos um dia de passeio na Serra da Lua, que foi um grande e belo momento fraterno. Destaco também o belo trabalho de atendimento e entrega dos frades naquelas comunidades que fazem parte da cidade de Monte Alegre. Tive a oportunidade de celebrar com a comunidade da Matriz; pude, também, percorrer algumas comunidades com Frei Gregório”. Finalizou frei João.

Arquivo Custódia São Benedito da Amazônia
Fraternidade Kabiará – Santarém (PA)
“Kabiará é a casa do postulantado da Custódia São Benedito, mas infelizmente esse ano não temos postulantes; tudo indica que no dia 2 de agosto vamos acolher um novo grupo. Os frades desta comunidade fazem um belo trabalho de inserção nas comunidades e de atendimento e ajuda nas Paróquias. Algo que mais me chamou atenção, o que considero uma riqueza, é o fato de os frades morarem em uma área pastoral onde os párocos são diocesanos, mas eles se integram, ajudam o que é muito bonito de testemunhar. Estando com os frades do Kabiará, ainda tive a oportunidade de visitar as irmãs franciscanas dos Dois Corações”.
De acordo com o visitador, o espaço da fraternidade Kabiará é encantador e mesmo residindo em área atendida pela arquidiocese, os frades são muito queridos. “Um espaço muito amplo, ventilado e com contato direto com a natureza, o que faz ser um espaço mais belo ainda. Os frades são muito queridos, tanto os atuais frades que moram no Kabiará, quanto os que passaram por lá. O que me deixa muito feliz de ouvir boas referências”, comentou o visitador.

Arquivo Custódia São Benedito da Amazônia
Fraternidade São Francisco – Santarém (PA)
O convento São Francisco foi a última fraternidade a ser visitada, antes da viagem para a capital paraense. “A fraternidade São Francisco acolhe a sede da Custódia, e é a fraternidade com uma variedade de serviços por parte dos frades, como professor de universidade, assistente espiritual em escola, alguns frades integrantes do governo custodial, frades que trabalham diretamente com as paróquias, os freis aposentados, os enfermos e os idosos. Essa é uma riqueza de diversidade que as fraternidades que já visitei até o momento não tem”. Lembrou, Frei João Karling.
“É muito bonito olhar como funciona o Convento, pois para tudo correr bem, o conjunto tem que funcionar. É belo ver o tratamento e cuidado com os idosos que são nosso bem mais precioso, pois eles são as vozes da experiência e que experiência! Os colaboradores estão muito empenhados em ajudar os frades, isso em todos os setores que visitei. É disso que uma fraternidade tão grandiosa precisa”. Comentou o visitador.
“Tive a oportunidade de me reunir com algumas comunidades. O que me deixa feliz é saber que os frades contam com leigos atuantes nas paróquias o que acaba facilitando e encorajando para continuar a missão. E aqui como nas demais fraternidade, percebi um carinho enorme pelos freis e essa demonstração de carinho, nada mais é do que o resultado de um trabalho bem feito, o que nos deixa muito satisfeito”. Concluiu Frei João Karling.
Durante sua estadia na fraternidade São Francisco, o visitador conseguiu reunir e realizar as escutas, de forma remota, com freis Vagner Sena e Erlison Campos, estudantes de Teologia, nos Estados Unidos, e Frei Fábio Neto, que se encontra em Campo Formoso, na Bahia.
“A internet está aí para nos ajudar. Conseguir reunir virtualmente com os frades que moram nos EUA e Bahia. Dialogamos e foi muito bom ouvi-los. Foram conversas muito boas, como se eles estivessem fisicamente presentes”. Finalizou Frei João.
O visitador pousou na capital paraense na madrugada do dia 28 para finalizar as vistas no norte do país. Em seguida viaja para Montes Claros (MG), para visitar os noviços e depois para Petrópolis, onde visitará com os estudantes de teologia, Frei Andrei Anjos e Frei Fábio Vasconcelos. Frei João retorna a Amazônia em novembro quando presidirá o Capítulo.