Viva os povos Indígenas!

O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorada no dia 19 de abril desde 1943. Tem como objetivo celebrar a diversidade das histórias, costumes e culturas dos povos indígenas brasileiros. Neste dia, são realizadas muitas manifestações que ajudam a identificar, essas culturas vivas e a combater preconceitos contra os indígenas.

Mudança de nome

O dia 19 de abril torna-se uma oportunidade para mostrar e reconhecer a importância cultural e ritual dos povos indígenas, além de exigir que os direitos dos povos sejam respeitados. Até 2021, essa data era popularmente conhecida como o “Dia do Índio”, mas essa intitulação foi alterada por meio da lei 14.402, de 2022, pois a mudança do nome da celebração teve como objetivo explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.

Muitos indígenas e grupos que atuam em defesa desses povos apontam que o dia 19 de abril é mais uma data para reflexão e luta do que necessariamente de celebração, uma vez que ainda há muito a se avançar nos direitos dos povos originários brasileiros. Um dos órgãos responsáveis pela proteção dos indígenas brasileiros é a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O papel da Funai é garantir os direitos dos povos indígenas, a preservação de suas culturas e identidades.

Tradições Mantidas

Entre importantes tradições deixadas pelos indígenas antepassados e que ainda se mantém viva de geração em geração está a alimentação. A mandioca, por exemplo, é utilizada pelos indígenas praticamente diariamente. Outros alimentos bem conhecidos dos brasileiros e muito utilizados pelos povos são a cana-de-açúcar e o cará. Todos os dias podemos encontrar na mesa dos indígenas, pratos provindos da caça, como a carne e o peixe, além de frutas como o caju e o açaí que fazem parte da forte dieta dos indígenas. As ervas e chás de plantas medicinais continuam sendo crenças de cura muito utilizadas pelas culturas indígenas, como o chá de caju, pó de banana, a massa de mandioca e entre outras.

Uma outra peculiaridade é que existem muitos povos indígenas por todo o Brasil, mas cada um tem sua própria linguagem. E neste dia que é celebrado o dia desses povos, todos os indígenas mostram de alguma forma suas linguagens, seja, cantando, dança, com pinturas e tambor.

Foto: Maribeth Jorieght

Influência indígenas

A influência cultural indígena vai além de contos, costumes, línguas e histórias. Um exemplo é que o artesanato produzido a partir de fibras, palhas, penas, sementes, plantas e do barro, conhecido em diversas partes do mundo, nasceu das mãos das indígenas.

Esse dia é muito lembrado nas escolas. Normalmente é feito uma programação extraordinária nos educandários para a celebração dos povos indígenas. Um dos maiores objetivos das escolas é manter viva as histórias e costumes que identificam os povos indígenas.

Frei Gean Munduruku, OFM

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print