Assembleia Geral da Família Franciscana na Índia
A Associação da Família Franciscana na Índia (AFFI), que reúne as congregações franciscanas que exercem o seu ministério na Índia, reuniu-se nos dias 6 e 7 de dezembro em Velankanni, a “Lourdes do Oriente”, para a sua Assembleia Geral Anual.
Os 60 participantes incluíram Superiores Maiores e Delegados de diversas congregações franciscanas, incluindo as Irmãs Franciscanas do Bom Socorro (FBS), as Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento (CFMSS), as Irmãs de Maria Imaculada de Assis (ASMI), as Irmãs Franciscanas Irmãs de Dillingen (DM), a Congregação das Irmãs de Santa Ana (CSSA), a Congregação das Clarissas Franciscanas (FCC), as Irmãs Franciscanas do Imaculado Coração de Maria (FIHM), as Irmãs Franciscanas da Apresentação de Maria (FSPM), as Irmãs Franciscanas de São José (FSJ), as Irmãs Médicas de São Francisco de Assis (MSSFA) , a Congregação dos Irmãos Missionários de São Francisco de Assis (CMSF), a Ordem dos Frades Menores (OFM), a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) e a Terceira Ordem Regular (TOR).
Realizada sob o lema “Canção das Criaturas”, a assembleia deu início à celebração do seu 800º aniversário, que ocorrerá em 2025. As contribuições do Ir. John Sekar, OFM, sobre a história da Canção e do Sr. , um ecoativista, inspiraram grupos regionais a propor planos de ação para comunidades e sociedades. Fr. Aloysius, CMSF, apresentou os esforços da AFFI na “reconstrução” de vidas em Manipur.
Fr. Xavier Durairaj, OFM sucedeu Fr. Lawrence Soosainathan, OFMCap como Presidente da AFFI. O Ir. Xavier gostaria de unir todas as congregações franciscanas na Índia sob a AFFI, ao mesmo tempo que lidera planos concretos para comemorar os centenários franciscanos e o ano jubilar de 2025.
A Eucaristia, celebrada pelo Rev. Dr. Sahayaraj, DD, Bispo de Tanjore, inspirou os participantes a encarnar o espírito de São Francisco no enfrentamento dos desafios de hoje. Uma procissão do rosário à luz de velas na Capela da Aparição acrescentou uma dimensão sagrada ao evento. O encontro fomentou um sentido de fraternidade e irmandade franciscana, com os participantes empenhados em celebrar o aniversário da Canção através da liturgia e de ações concretas em seus ministérios.
Fonte: ofm.org