Vocacional
Seja um frade
Ser um frade na Amazônia e no mundo de hoje?
Frade, do latim frater, que significa irmão, é como vem chamado um católico consagrado a Deus; pertencente a uma Ordem mendicante e que reside em uma comunidade (fraternidade) conventual. O Frade pode ser tanto um clérigo (ministro ordenado/padre) como leigo. Juntos buscam viver, à luz do Santo Evangelho, o sonho de fraternidade/irmandade que inspirou o jovem Francisco de Assis na sua relação com Deus e com todas as criaturas, no seguimento de Cristo. O Frade Menor é, antes de tudo, um homem desejoso de viver o seu compromisso batismal; que se consagra a Deus, professando os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. À maneira de São Francisco e tendo-o como modelo, procura seguir mais de perto o Cristo pobre, humilde e crucificado; observando o Evangelho como regra de vida.
A vocação de Francisco |
O processo de conversão do jovem Francisco, tem início quando ele encontra o Cristo presente no Evangelho. Estando em Perugia, como prisioneiro de guerra, lhe cai entre as mãos o livro dos Evangelhos. Desde então, é na palavra de Deus que Francisco encontrará inspiração para o seu novo modo de vida. Tanto é que, quando os seus irmãos, já bastante numerosos, lhe pedirão uma regra para organizar e direcionar a vida da nova comunidade, lhes dirá: “a vida e a regra dos frades menores é esta: observar o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade” (Regra Bulada 1,1). |
Discernir a própria vocação, religiosa ou não, não é uma tarefa fácil. Ainda mais em uma época em que temos opções e escolhas quase infinitas a fazer, identificar a voz de Deus em meio ao barulho de pressões sociais e desejos individuais pode ser mais desafiador do que nunca – especialmente à medida que continuamos a lidar com as implicações da época bastante conturbada que vivemos.
Ao mesmo tempo, há uma fome no mundo de hoje pelos valores de São Francisco de Assis. Ainda hoje pode-se escutar o ecoar dos exemplos deixados pelo Santo da paz. As pessoas em todos os lugares respondem à clareza da mensagem do Pobrezinho de Assis – à sua coragem de pacificador, à profundidade de sua compaixão por todas as pessoas e toda a criação, e à sua preocupação especial pelos pobres e marginalizados – todas as expressões de seu profundo amor para Cristo.
Entre estes, muitos jovens sentem-se atraídos pelo estilo de vida de Francisco e desejam viver segundo a forma do santo Evangelho. Para isso iniciam o processo formativo na Ordem dos Frades Menores. Estamos aqui para ajudá-lo em sua jornada espiritual para discernir o chamado de Deus. Traga consigo seus dons, talentos e experiências de vida e junte-se a um movimento que há 800 anos está reconstruindo e renovando a Igreja. Estamos ansiosos para ouvir de você, responder a perguntas e ajudá-lo a encontrar uma forma de viver a vontade de Deus.
Para iniciar o processo de tornar-se frade, entre em contato com a Pastoral Vocacional Franciscana. Um dos nossos animadores entrará em contato com você para um diálogo inicial sobre a formação, carisma franciscano e dar informações sobre nossos encontros vocacionais juntamente com recursos para ajudá-lo a discernir seu chamado à vida religiosa.
Acompanhamento Vocacional
Na Custódia São Benedito da Amazônia, o ingresso dos candidatos à formação inicial é antecedido pelo acompanhamento vocacional, onde durante um ano ou quanto tempo for necessário, o candidato participa dos encontros vocacionais, aprofundando e discernindo a sua vocação. Este acompanhamento acontece nas diversas fraternidades que compõe a Custódia, coordenado pelo animador vocacional da fraternidade local, com a colaboração dos demais membros da fraternidade.
O acompanhamento vocacional também poderá ser realizado através dos meios de comunicação e das mídias digitais, caso o candidato à vida franciscana resida em uma cidade onde os Frades Menores não estejam presentes.
Terminado o período de animação vocacional, o candidato é recebido na Fraternidade de Acolhida Vocacional (FAV). Durante seis meses participa da vida fraterna, inserido em uma fraternidade da Custódia, onde passa a experimentar mais de perto o carisma franciscano. É tempo de conhecimento mútuo. A formação se dá a partir das orientações da Ordem para este tempo de aprofundamento e discernimento vocacional.
DICERNIMENTO
ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL
CAMINHO FORMATIVO
Pastoral das Vocações
Deus está chamando você a ser um franciscano na Amazônia!
A força de reunir e de encaminhar as pessoas a vocação de viver o Evangelho que São Francisco testemunhou continua a encantar as pessoas. Cientes da sua responsabilidade em apresentar sua vocação e carisma, levando mais pessoas para escolher e viver a vida franciscana é que se orienta o trabalho do Cuidado Pastoral das Vocações.
O Cuidado Pastoral das Vocações visa auxiliar os jovens a descobrir e seguir a própria vocação específica na Igreja. A Pastoral Vocacional acompanha o despertar vocacional dos candidatos e apresenta o primeiro anúncio e contato com a vida franciscana. Nossas fraternidades e cada um dos frades deve ser espaço de diálogo e animação vocacional.
Em todas as cidades onde os frades da Custódia São Benedito da Amazônia estão presentes há um frade animador vocacional local. Além desse frade nosso animador vocacional custodial está à sua disposição para falar com você que fornecerá informações, orientação e apoio contínuos para ajudá-lo em seu processo de discernimento. E durante esse tempo de animação vocacional outros meios são disponibilizados para o acompanhamento do vocacionado: encontros nas fraternidades e com todos os vocacionados, visitas às famílias, encontros nas comunidades.
Encontros Vocacionais Franciscanos:
O grupo vocacional é uma oportunidade de se encontrar com outros vocacionados e de experimentar um pouco da vida fraterna dos frades, seu modo de vida e ministérios. Desse modo nesses encontros se possibilita o contato coma os frades para a oração, as refeições e partilhas de vida. Esses encontros são espaço para o candidato, em comunidade, discernir melhor, tirar dúvidas em conjunto e traçar o seu projeto de vida conforme o chamado de Deus.
Na programação desse encontro também se apresentam conteúdos elementares do carisma franciscano e se conhece melhor a figura de São Francisco e seu projeto de fraternidade. Assim, os vocacionados começam a se aproximar da vida franciscana por atos e palavras (testemunho-anúncio). Os encontros acontecem de forma mensal conforme o calendário apresentado pelo animador vocacional local.
Participe dos nossos encontros vocacionais e descubra o caminho da fraternidade!
Etapas da formação inicial
Deus, imenso e glorioso, ilumina às trevas no meu coração
dai-me uma fé reta, uma esperança certa e uma caridade perfeita
para cumprir o teu santo e verdadeiro chamado
(S. Francisco – diante do Crucificado)
Como exorta São Francisco na Regra, os que por divina inspiração quiserem assumir essa forma de vida se aproximem dos ministros, que são a quem compete a sua admissão. Depois que o pedido do candidato para ingressar na Custódia São Benedito da Amazônia é aceito ele começa a percorrer o itinerário formativo.
O Programa de Formação Inicial é um processo gradual de desenvolvimento pessoal, espiritual e ministerial. Durante a formação inicial, os formandos desenvolvem seu caráter pessoal e compreensão teológica para poder viver e trabalhar efetivamente como frades franciscanos a serviço da Igreja na Amazônia. Na Custódia São Benedito da Amazônia existem quatro etapas de formação inicial.
Este processo compreende a formação Permanente, dos frades professos solenes, como itinerário de toda a vida e contínuo processo de conversão (Ratio Formationis Franscicanae, 107); e a formação inicial, como tempo em que os candidatos são iniciados no seguimento de Cristo, segundo a forma São Francisco (Ratio Formationis Franscicanae, 173). A formação inicial é composta por três etapas: o postulantado, o noviciado e o tempo de profissão temporária.
Postulantado
Depois de seis meses na FAV e, sendo aprovado pelos responsáveis da formação, o candidato ingressa no ano do Postulantado, esta é uma etapa necessária para a adequada preparação ao Noviciado (Ratio Formationis Franscicanae, 179). Nesta etapa, o candidato à vida franciscana, confirma o seu propósito de conversão, através da passagem da vida secular para a forma de vida franciscana. Na Custódia o Postulantado tem a duração de um ano, sendo realizado na Fraternidade Franciscana Kabiará, na Cidade de Santarém, Estado do Pará.
Noviciado
Ao final do ano do Postulantado, o postulante é avaliado pelo coetus formatorum da fraternidade. O formador, apresenta ao Conselho de Formação e Conselho Custodial, um relatório sobre a caminhada formativo do jovem. Sendo aprovado, inicia o tempo de “provação”, o ano de noviciado, o ano graça para o religioso franciscano. Como nos diz o documento da Ordem, o noviciado “é o tempo em que o noviço começa a vida na Ordem, continua o discernimento e o aprofundamento da própria decisão de seguir a Jesus Cristo na Igreja e no mundo de hoje segundo o espírito de São Francisco, conhece e experimenta mais profundamente a forma de vida franciscana” (Ratio Formationis Franciscanae, 190). Desde o ano de 2014, a Custódia conta com a colaboração da Província Franciscana da Santa Cruz para a realização desta etapa da formação, e envia seus noviços para Montes Claros, Estado de Minas Gerais, onde a Província tem sua casa de noviciado.
Tempo de profissão temporária
O tempo da profissão temporária começa no dia em que o então noviço emite a sua profissão religiosa, prometendo observar o evangelho, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade (Regra Bulada 1,1). O ano de noviciado, segundo os documentos da Igreja e da Ordem, tem a duração de 12 meses. No tempo da profissão temporária, o frade professo simples, acompanhado pelo mestre e pela fraternidade formativa, é levado a aperfeiçoar a formação inicial franciscana nos seus diversos aspectos, teóricos e práticos, a fim de tornar-se um frade apto para viver mais integralmente a vida e a missão da Ordem no mundo de hoje, preparando-se para emitir a Profissão Solene (Ratio Formationis Franciscanae, 204).
No tempo da profissão temporária, o frade professo simples continua a sua formação humana, cristã e franciscana, aperfeiçoando os valores do carisma franciscano apreendidos e vivenciados nas etapas do postulantado e noviciado. Nesta etapa o frade também inicia a sua vida acadêmica graduando-se primeiro em Filosofia (3 anos) e depois em Teologia (4 anos). O Curso de filosofia é realizado em Manaus-AM, na Faculdade Salesiana Dom Bosco. Em Manaus, está localizada a fraternidade São Boaventura, destinada à acolhida dos frades em profissão temporária. Além dos estudos e atividades acadêmicas, em Manaus, os Frades Menores estão inseridos na vida da Igreja local – uma Igreja missionária, localizada no coração da Amazônia, que está a serviço dos pequenos e excluídos da sociedade – na assistência pastoral à Paróquia de Santo Antônio e suas comunidades.
O Curso de Teologia é realizado em Petrópolis-RJ, no Instituto Teológico Franciscano; neste período, os frades professos temporários residem na Fraternidade do Sagrado, casa de formação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
Terminado o curso de filosofia e antes de iniciar o curso de teologia, o frade professo temporário, durante um ano, realiza o estágio pastoral, através de uma experiência missionária junto do povo indígena Munduruku, na Missão São Francisco do Rio Cururu, no Estado do Pará. Nesta missão os Frades Menores mantem uma presença mais que centenária, de convivência, amizade e luta pela preservação dos direitos deste povo.
A formação para os ministérios Ordenados se realiza segundo as orientações da Igreja, através dos cursos acadêmicos de Filosofia e Teologia (direito canônico) e as orientação da Ordem (constituição geral, estatuto geral, estatutos particulares e diretrizes para a formação).
Animadores Vocacionais
ANIMADOR DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇÕES
Frei Antônio Marcos Silva Bezerra
ANIMADORES LOCAIS DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇÕES:
Santarém: Frei Pedro Rodrigo Miranda Fernandes
Postulantado Franciscano
Rua Municipalista, 458
Mararu (68100-000)
Caixa Postal 191
68100-970 SANTARÉM – PA
E-mail: pedrormfernandes@yahoo.com.br
Óbidos: Frei Carlos Weber
Av. Dom Floriano, 762
Caixa Postal 21
68250-000 ÓBIDOS – PA
Tel.: (93) 3547 1134
E-mail: fr-carlosweber@gmx.de
Monte Alegre: Frei Antônio Marcos Silva Bezerra
Praça Fernando Guilhon, 148
Caixa Postal 01
68220-000 MONTE ALEGRE – PA
Cel.: (93) 99185 0547
E-mail: mcbez28@gmail.com
Belém: Frei Haroldo Pimentel de Miranda Júnior
Rua dos Tamoios, 1875
Praça Batista Campos (66025-540)
66025-540 BELÉM – PA
Tel.: (91) 3215 7004 // (91) 3222 0097
Fax: (91) 3224 5297
E-mail: haroldotapajós@gmail.com
Manaus: Frei Amauri Pereira dos Santos
Rua Osvaldo Góes, 1561 – Santo Antônio
69029-220 MANAUS – AM
Agência M. Coutinho – Praça do Congresso
Caixa Postal 149
69010-970 MANAUS – AM
Tel: (92) 3213 7237
E-mail: freiamorofm@hotmail.com
Tv. 15 de Agosto, 76 – Centro
68181-970 – ITAITUBA – PA
(93)3518-1107/ (93)3518-1050
Boa Vista: Frei Luís Fernando Lima Tavares
Rua Sião, 314 – Pintolândia
69316-795 BOA VISTA – RR
Tel.: (95) 3627 7020
E-mail: fernandocapucciono@hotmail.com