Neste domingo, dia 26 de setembro, às 18h, a CPV custodial promoveu um Encontro Vocacional em formato Virtual. Estiveram na organização e condução do Encontro: Frei Marcos Bezerra, Frei Andrei Anjos e Frei Fábio Vasconcelos. Graças a facilidade dos encontros remotos, Frei Marcos que está em Monte Alegre (PA) e os outros dois frades que moram em Petrópolis (RJ), puderam dinamizar o encontro. Na sala virtual estavam presentes: sete vocacionados, quatro frades e um postulante.
Frei Andrei Anjos foi quem conduziu a oração inicial que foi inspirada em alguns momentos de conversão de São Francisco: o encontro com o leproso e com o Evangelho. Foi lido parte do evangelho de São Mateus que narra quando Jesus fez o envio dos discípulos em missão (Mt 10, 5-10). No momento da Oração alguns vocacionados puderam proclamar trechos das fontes franciscanas acompanhados de cânticos refletindo a mesma temática.
Frei Marcos, animador custodial do cuidado pastoral das vocações, deu as boas-vindas, falou da alegria de estar no encontro, e recordou que em virtude da Pandemia ainda não se tem programados encontros presenciais. Os jovens participantes puderam se apresentar e dizer de onde estavam conectados. Eram jovens de diversas partes dos estados da Amazônia. O animador vocacional da Custódia afirmou que o encontro dá prosseguimento do caminho de acompanhamento e discernimento vocacional. Ele ainda descreveu o momento como um instante de “discernir a vocação”. Alguns dos jovens presentes se preparam para ingressar ano que vem nas Fraternidades de Acolhida Vocacional e são acompanhados localmente pelos animadores vocacionais das fraternidades.
Frei Fábio Vasconcelos fez uma breve exposição do tema: A vida franciscana é viver o Evangelho. O frade começou a partilha falando das duas palavras. ““Vida” e “Evangelho” e de algumas compreensões que se tem delas. Apresentou dimensão da vida “comum”, “individual” e comunitária e abordou o evangelho como boa nova. Em seguida falou sobre a Vocação Franciscana como maneira de viver o Evangelho. Frei Fábio pontuou que São Francisco quis, acima de tudo, viver os ensinamentos de Jesus. O Santo descobriu, alegrou-se e deixou-se questionar pelo Evangelho. Dando um aceno para a iconografia franciscana, Frei Fábio relembrou que muitas imagens retratam Francisco abraçando os evangelhos. A conversa vocacional abordou ainda o evangelho como formador e revelador na vida do Santo de Assis que, pelo seu testemunho, tornou-se uma página viva do Evangelho”, concluiu o frade menor.
O encontro durou cerca de 1h30, os vocacionados e frades presentes tiveram oportunidade de partilhar sua opinião acerca do tema e meditar sobre a vocação franciscana. Falaram sobre a presença do Evangelho nas suas vidas, recordaram alguns fatos da vida de Francisco de conhecimento deles e comentaram os desafios para viver a Palavra de Deus hoje. Em seguida, Frei Marcos lembrou que os demais encontros no formato on-line vão acontecer sempre no último domingo de cada mês. Dando encerramento ao encontro, o Frade animador da CPV custodial dirigiu aos vocacionados algumas palavras do testamento de São Francisco e concluiu com a bênção final.
Equipe de CPV da Custódia São Benedito da Amazônia