São Benedito

Que santo é aquele que vem acolá!?

A presença missionária dos franciscanos na Amazônia é marcada pela figura de Benedito, tanto que o escolheram para ser o patrono da sua Custódia, entidade franciscana, fundada em 1990. São Benedito da Amazônia, não representa apenas um título de padroeiro, de um santo para a sua proteção, mas torna-se algo que os impele a servir na alegria do Evangelho, sempre ao lado dos pobres desta terra. “Foi a pessoa de Benedito, com seu silêncio de palavras, que fez e ainda faz, um grito de alerta e apelo ao amor e compaixão de Cristo em favor dos desanimados, desrespeitados, desvalidos” (CASBA, 2005. p. 28). Nestas terras para onde Cristo aponta (Paulo VI), Beneditos e Beneditas, tem rostos caboclos, ribeirinhos, encaram banzeiros, fazem farinha, enfrentam projetos de destruição e seguem remando no rumo do reino, começado por Jesus.

Meu São Benedito
já foi cozinheiro...

O santo que foi “cozinheiro” nos ensina o valor do pão, do alimento repartido. Não faltam narrativas sobre a disponibilidade de Benedito em repartir com os pobres o pão do convento. Essa outra vertente da preocupação com os necessitados do alimento de cada dia deve ser assumida nas nossas práticas evangelizadoras na Amazônia, nos preocupar com as carências da grande massa sobrante, do pão que lhe é negado ou roubado, e também do sustento para sua caminhada, de alimento da esperança.

Benedito, bendito na Amazônia

Viver a minoridade, a fraternidade e a missão franciscana na Amazônia desemboca em viver no meio do povo, beber da sua forma de religiosidade e não se encerrar em muros de conventos, e os frades nesta realidade encarnam bem o ideal de ter como seu “claustro” a Amazônia, deste modo, estando abertos para dialogar com as sementes do Verbo encontradas nas diversas culturas aqui presentes. 

Muitas pessoas das cidades onde tem a presença franciscana, identificam na maioria dos frades a característica de ser “popular”, isso no sentido se serem “homens do povo”, procurando viver na simplicidade, com o povo nas suas lutas, nas suas manifestações culturais, nas romarias e celebrações. Quanto mais eles vivem a humildade a simplicidade seguem o exemplo de São Benedito e São Francisco e seguem suas pegadas no caminho do Mestre Jesus.

Oração a
São Benedito da Amazônia

DSC08311

Nosso irmão São Benedito,

Revestido de muita glória e humildade

Dadas pelo Altíssimo como sinais para nossa gente.

Olhai por nossas matas, rios e cidades

Para que nosso povo viva em harmonia 

Na ciranda da Criação

Que sempre bendiz seu Autor.

Fazei os nossos tapiris repletos de alegria

E nossas refeições repletas dos dons da mãe Amazônia.

Os tambores da marujada, a beleza das fitas multicoloridas

Sejam sinais do encontro entre as culturas

Que irmanadas no santo Evangelho 

Proclamem que somos fraternidade, 

Um só povo de irmãos e irmãs. 

Sede nosso exemplo franciscano

Para que floresça aqui o sonho

Da paz e do bem sem fim,

A bela terra sem males,

O aguardado Reino de Deus.

Amém.