Do dia 20 a 24 de setembro os membros do clero de Itaituba (PA) estiveram reunidos com o Bispo Dom Wilmar Santin, O.Carm. Os quatro dias de encontro ocorreram em clima de cordialidade e de acolhimento, proporcionado pelos padres verbitas de Rurópolis (PA), Pe. João, SVD e Adriano SVD.
No dia 20, eu (Frei Raoul), Frei Paixão e Pe. Ronaldo atravessamos na balsa de Itaituba para Miritituba, no horário de 15h. Seguimos durante 149, 9 Km, e antes de chegar ao destino tivemos um contratempo: a descarga do carro bateu numa pedra e nosso automóvel ficou com um barulho estranho, por isso, paramos e fomos verificar. A descarga estava parcialmente quebrada. De forma emergencial foi amarrada com uma corda, que segurou por pouco tempo, porque a descarga esquentou e a corda arrebentou devido ao aquecimento. Paramos novamente e por sorte conseguimos um arame de estender roupa da casa de uma senhora que mora à margem da rodovia, conseguimos seguir até o nosso destino.
Chegamos às 18h30 na casa dos padres e fomos acolhidos, jantamos e seguimos para as casas das famílias que nos hospedaram estes dias. No dia seguinte tomamos café nas casas das famílias e seguimos para um dia de laser numa chácara do senhor José, conhecido como Bugio.
No dia seguinte (21) reunimos na sala de catequese para tratarmos os assuntos do encontro, entre eles: programar a assembleia da prelazia, seminário de catequese, participação do povo na consulta da assembleia Latino Americana. Foram formadas duas equipes: uma para organizar a assembleia da Prelazia e outra para formular um diretório dos ministérios. A primeira ficou composta por: Frei Paixão, OFM, Pe. Eli, SVD e Pe. Caetano Sandrini, além deles também será acrescentada a presença das religiosas e leigos para planejar a assembleia da prelazia. A segunda foi composta: Frei Raoul, OFM, Frei Ari, OCDS e Pe. João Belarmino, SVD. O dia foi de partilha da atuação das pastorais da Prelazia. Às 20h ocorreu a celebração Eucarística presidida por Dom Wilmar na Igreja Matriz com ampla participação popular.
Na quinta-feira (23) pela manhã Pe. José Viani palestrou sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2022 e pastoral educacional. Na tarde desse dia fomos a cachoeira do Grim, lugar encantador que nos faz ver a força amorosa de Deus na Criação. À noite tivemos o jantar na casa dos Padres, em seguida dormimos na casa das famílias e retornamos para as paróquias.
Da experiência desses dias de encontro é importante destacar que começamos a articular os novos passos da Prelazia embalados pela boa acolhida que tivemos na paróquia tanto dos padres como das pessoas do local. Que o Espírito do Senhor nos cumule de alegria no serviço do povo de Deus.
Frei Raoul Bentes, OFM