Amazônia é cheia de encantos e beleza que deixa todos admirados. A cidade de Santarém, no oeste do Pará, também se configura como um desses encantadores lugares amazônicos. Entre as belezas santarenas podemos listar algumas que são amplamente conhecidas e outras que ainda precisam ser mais valorizadas. Entre os encantos da Pérola do Tapajós está o lago do Maicá, oriundo de um conjunto de lagos, que se alimenta das águas do grande Amazonas. A riqueza do lago do Maicá é reconhecidamente natural e simbólica para as populações que o circundam ou que vivem e dependem dele para sua subsistência. Essa iniciativa mostra-se ainda como ato de resistência e atitude concreta frente às ameaças de grandes projetos na região do lago.
Foi diante dessa beleza e encanto que três frades da Custódia São Benedito da Amazônia se depararam, quando na tarde do dia 10 de janeiro visitaram o projeto Encantos do Maicá: Frei Andrei Anjos, Frei Fábio Vasconcelos e Frei Leandro Kamal que estão em Santarém para um tempo de pausa das atividades acadêmicas. Os frades seguiram de carro até o bairro Pérola do Maicá, onde reside a família de Frei Erlison Campos, casa que foi o primeiro ponto de parada. O intuito da visita foi registrar algumas imagens do lago e conjuntamente fazer uma visita à comunidade.
Os frades partiram guiados por dois comunitários membros do projeto de turismo de base comunitária. E esses anfitriões, ou melhor, os “mistagogos” nos encantos do Maicá, foram o senhor Cantídio e o jovem William. Os frades e os dois comunitários se encaminharam até a beira do lago onde encontraram a canoa do seu Cantídio, e logo estavam dentro da embarcação as cinco pessoas.
Sonhadores, guardiões da casa comum e cheios de um amor pela sua comunidade, assim a dupla de guias se mostrou em uma breve conversa. A visita ao lago durou tempo necessário também para encantar-se com a ideia de um turismo que gera uma nova perspectiva econômica, valoriza a preservação da Amazônia e estimula o bem viver. A breve, mas marcante visita, vez os frades mergulharem nos trechos da canção Macambira (Beto Paixão); contemplaram as “gaivotas no rio a bailar” e saíram sentiram as saudades de lá voltar.
Essa visita ao Maicá, que deixa saudades, nos remete logo aos sonhos do Papa Francisco, por uma economia com alma, uma casa comum preservada e uma Amazônia tecida com comunidades cheias de vida. Os frades encantados com a beleza da natureza e desse belo projeto puderam testemunhar alternativas para uma ecologia integral e para um desenvolvimento sustentável. Além do mais, o Encantos do Maicá promove e estimula outras iniciativas na comunidade, como feira agroecológica, produção de artesanato e muito mais. Toda a sabedoria e experiência dos pescadores e demais pessoas interligadas com esse lago puderam ser experimentadas junto com uma agradável conversa e companhia. Para quem quiser conhecer mais pode entrar em contato com o projeto por meio das redes sociais (Instagram: @turismo_maica). Encante-se com o querido Maicá!
Frei Fábio Vasconcelos, OFM