O Vigário Geral, Irmão Isauro Covili Linfati, eleito Bispo de Iquique

Publicado em 23 de abril de 2022.

Em 23 de abril de 2022, o Papa Francisco elegeu como Bispo de Iquique, Chile, Fr. Isauro Covili Linfati OFM, até agora Vigário Geral da Ordem.

O Ir. Isauro Covili Linfati nasceu em 22 de março de 1961 em Lumaco, diocese de Temuco, no Chile . Tomou o hábito franciscano em 16 de julho de 1981 e professou os votos simples em 16 de janeiro de 1983 e os votos solenes em 20 de março de 1987. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 23 de novembro de 1990.

O Ir. Isauro viveu seus primeiros anos de serviço pastoral em fraternidades de inserção nas áreas marginais de Santiago, dedicando-se à evangelização, incluindo a evangelização indígena e a animação da justiça e da paz e da integridade da criação. Também foi pároco. Em 2010 publicou o livro Memoria de una Iglesia orante y peregrina.

Desde 1997 trabalha na formação dos professos temporários, noviços e postulantes , Moderador da Formação Permanente e Secretário da Formação e dos Estudos. Foi então Visitador Geral no Peru (2006), Definidor da Província da Santíssima Trindade (2011-2015), Vigário (2015-2017) e Ministro Provincial (2017-21). O Capítulo Geral de Roma em 2021 o elegeu Vigário Geral da Ordem.

Reunidos na Sala Duns Scotus, após a oração do Angelus do dia 23 de abril de 2022, os frades da Cúria Geral de Roma receberam do Ministro geral o anúncio da eleição de Fr. Isauro Covili Linfati como Bispo de Iquique. Na ocasião, foram proferidos os seguintes discursos.

As palavras do Ministro geral Ir. Massimo Fusarelli

“Desejo saudar nosso irmão Isauro, também em nome de todo o Definitório Geral, com quem compartilhamos estes nove meses de serviço, muito importantes para o trabalho em favor da Ordem. O serviço compartilhado com o Irmão Isauro tem sido muito bom e fraterno; até agora teve delegações muito delicadas para o governo da Ordem, especialmente na América do Sul e Central, Terra Santa e Marrocos. A sua presença no Definitório geral é positiva e construtiva. Sentiremos sua ausência.

Ao mesmo tempo, como Ministro do Definitório geral, desejamos ao Ir. Isauro um fecundo ministério episcopal no estilo da fraternidade e minoridade de São Francisco e da Ordem. Aceitamos em espírito de co-responsabilidade eclesial este chamado a servir a Igreja no Chile na hora em que lhe é exigida uma nova resposta ao serviço do Reino de Deus.

Sabemos bem que a Igreja no Chile está passando por um momento de grande conversão e não fácil. Estamos certos de que a presença humana, fraterna e pastoral do Irmão Isauro poderá dar, com a ajuda de Deus, uma ajuda válida”.

O discurso de agradecimento do Ir. Isauro Covili Linfati

Aos meus Irmãos da Ordem dos Frades Menores

Que o Senhor lhe dê a paz!

Começo estas palavras de agradecimento com o alegre anúncio da Vigília Pascal: “Aleluia, Aleluia, o Senhor ressuscitou, Aleluia Aleluia Aleluia”. É a melhor e mais bela expressão de alegria, júbilo e futuro eterno que a Igreja tem – expressar a vida e celebrar a Eucaristia, o sacramento permanente da Kenosis de Jesus Cristo que permeia toda a humanidade com esperança e uma nova visão.

Gostaria de compartilhar com vocês a notícia de que – assim como meus irmãos no último Capítulo Geral me elegeram para servir a Fraternidade como Vigário Geral – agora o Papa Francisco, Bispo de Roma e da Igreja Universal, está me enviando de volta para Chile será pároco-bispo da diocese de Iquique.

Desde o início de minha vocação, ficou claro para mim que vim entre os franciscanos para ser frade e assim fui formado em minha Província. Servi com generosidade e alegria em muitos ofícios que me foram confiados sem procurá-los.

Sou um frade franciscano que acredita em Jesus Cristo, pobre e crucificado, e membro da comunidade e da fraternidade que da mesma forma o expressa e anuncia. Sempre procurei estar atento às circunstâncias dos mais pobres e aprender a ler com os outros a realidade da vida com todas as suas luzes e sombras

De fato, passei uns bons dez meses na Cúria, colaborei com muitos e aprendi muito. Posso dizer-lhes que os Frades que formam esta Fraternidade internacional cultivam de fato um bom clima fraterno de respeito, oração, alegria, responsabilidade e trabalho. Cultivamos boas relações e colaboração entre nós, os Definidores e para mim especialmente foi muito gratificante trabalhar com Frei Massimo, Ministro geral, na animação da Ordem. Com simplicidade dei o melhor de mim em tudo que me foi confiado.

Tendo discutido isso com o Ministro geral e orado sobre isso, aceitei a nomeação do Papa Francisco. O que me ajudou é o seguinte:

  1. Nas últimas semanas, rezei diante do Ícone do Cristo de São Damião que, como todos sabemos, falou ao nosso pai São Francisco e a nós hoje “Ide e reparai a minha Igreja, porque está em ruínas” (2Cel 10; LM 2,1; TC 13).
  2. A realidade da Igreja no Chile com suas luzes e sombras, especialmente a questão dos abusos que precisa ser cuidada ao fazer o caminho da vida evangélica, de reparação, simplicidade e sinodalidade.
  3. Pessoalmente, não me apego a nenhum ofício, aceito-o e vivo-o em liberdade como dom recebido para servir. Os frades do Definitório geral saberão fornecer um novo frade para servir a Ordem como Vigário Geral.

 

Posso dizer-lhes que, pela minha experiência pastoral, e agora após esta nomeação a Bispo, sou encorajado a ser Pastor no meio do Povo de Deus, caminhando com todos, atravessando fronteiras, fronteiras e sendo uma Comunidade chamada a ser configurado com o Ressuscitado que tem as pegadas da Cruz, para que muitos crucificados possam ser abraçados e abaixados da cruz com vida digna.

Confio que Maria, Virgem feita Igreja, São Francisco, Santa Clara e milhares de irmãos e irmãs do passado, mas também os do presente – fiéis discípulos de Jesus – me ajudem a ser pastor no estilo de Jesus.

Com eterna gratidão, fraternalmente sua,

 

Isauro Covili Linfati, ofm

 

 

Fonte: ofm.org

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print